Só para os pichadores de muro da internet

 

 - Escrito e publicado por Manacy Henrique em 14 de agosto de 2017

 

19598807_902345643241197_3007607077306107354_n

Só para os pichadores de muro da internet

Se a instituição do voto ‘distritāo’ estivesse valendo nas eleições passada, com certeza o Partido Trabalhista Cristão são-gonçalense teria elegido apenas um dos três parlamentares, o vereador Thiago Soares, o São Pedro da sigla, pois ele é quem tinha as chaves da porta do PTC.

Quem prefere o voto proporcional a distritāo e usa como argumento que o novo modelo enfraquece os partidos, com certeza ė porque não navegou sobre as ondas eleitorais das ultimas eleições.

Aquele que surfou, sabe muito bem que a nossa cultua partidária esta fora da órbita política do mundo civilizado, quero dizer, o sistema brasileiro não tem partido forte e sim dono poderoso que, por sua vez, usa o “testa de ferro” como mestre de obra eleitoral.

Um exemplo clássico do nosso indigesto sistema partidário foi o da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline. Mesmo com o mandato em voga, não conseguiu viabilizar a sua candidatura à reeleição. Esse fato deve-se a obra de engenharia política dos magnatas Henrique e José.

O caso do PTC de São Gonçalo também foi singular. Na última eleição, não houve quem entrasse pela porta da frente, tentaram pela de trás e nada. Alguns vereadores fizeram um motim para arrombá-la, mas o esforço foi inútil.

E assim caminha a política do município. Na disputa das cadeiras são-gonçalenses, uma vereadora tentou sua reeleição, mas ficou pelo meio do caminho. Embora tenha tido voto três vezes mais que o concorrente eleito de outo partido. A vitima foi a ex-vereadora Arlete Paiva (PR).

O político bem intencionado e que deseja de verdade aproximar-se ainda mais do povo deve, sim, defender o voto distrital misto. Portanto não me venham com “chorumelas”. Principalmente você que mama nas tetas do voto proporcional.

Pois bem, só para os pichadores da internet, menos para os grafiteiros. Se o distritāo pegar essa onda da reforma política, vocês vão fazer o que da vida, hein? Cuidem-se, pois as chances são iguais. Se não for o voto distritão, será o distrital misto.

Deixe um Comentário


+ seis = 13